PRISÃO DE FALSO MÉDICO - Polícia prende falso médico e Sociedade Roraimense de Oftalmologia faz alerta a população.

PRISÃO DE FALSO MÉDICO - Polícia prende falso médico e Sociedade Roraimense de Oftalmologia faz alerta a população.

Policiais civis da Delegacia de São João do Baliza, sul de Roraima, prenderam em flagrante um falso médico, das iniciais B.R.T, do Amazonas-AM, que possivelmente estava exercendo ilegalmente as atribuições de médico oftalmologista. A polícia apreendeu todo o material encontrado no local.

A denúncia que levou a polícia fazer o flagrante partiu do presidente da Sociedade Roraimense de Oftalmologia, doutor Marcelo Batista, que aproveitou e fez um alerta para a sociedade ficar atenta sobre aos falsos médicos que atuam, em especial, nos municípios do interior do Estado.

“A gente recebeu uma denúncia, e não é a primeira vez, que pessoas que não são médicos, são falsos médicos, estariam ludibriando as pessoas, oferecendo consultas oftalmológicas no interior’, afirmou.

Marcelo Batista disse que recebeu uma denúncia que havia atendimento em São João do Baliza, no Sul do Estado, e acionou a Policia Civil para acompanhar o caso.

“A Polícia Civil prontamente foi ao local e viu que estava se cometendo um crime de um falso médico das iniciais B.R.T, ao parece vindo do Amazonas”. Além de venda casada de óculos, eles ficam também oferecendo consultas, que na verdade não é uma consulta, e acaba fazendo mal para as pessoas”, afirmou.

Quanto representante da Sociedade Roraimense de Oftalmologia, Marcelo Batista disse que vem combatendo o aparecimento de falsos médicos em Roraima, o que é uma tendencia no Brasil.

Presidente da Sociedade Roraimense de Oftalmologia, doutor Marcelo Batista

“Existe uma tendência no Brasil inteiro de estar acontecendo esses casos e estamos combatendo e o mais importante que a gente está preservando a saúde ocular da população”, destacou.

Marcelo ressaltou que para estar apto a fazer consulta e atendimento à população, o profissional tem que passar por uma Faculdade de Medicina de 6 anos, fazer residência de Oftalmologia, um curso de mais de 4 anos.

“Com a conclusão do curso você está apto para ser médico oftalmologista, ao contrário dessas pessoas não têm nenhum preparo e estão fazendo consulta e não estão aptos a detectar doenças e as consequências disso são gravíssimas. Desde um óculos errado até chegar a cegueira”, afirmou

Marcelo reforçou que a função da sociedade, Sociedade Roraimense de Oftalmologia, é proteger a visão das pessoas e não deixarem elas serem enganadas.

“Orientamos que as pessoas procurem um profissional que tenha especialização, que seja profissional mesmo, que seja habilitado, que tenha o CRM (Conselho Regional de Medicina), que tenha o RQE (Registro de Qualificação de Especialista), que só tem esse RQE quem fez o Curso de Oftalmologia”, explicou.

Marcelo Batista aproveitou para agradecer à Polícia Civil pelo belo trabalho e parceria. “Vamos continuar, não é o primeiro caso, não é o segundo. E a gente está em todos os lugares que a gente souber que está tendo pessoas que não são habilitadas e tentando coibir isso. Às vezes, a gente não consegue, mas, graças a Deus, a gente conseguiu evitar que pessoas lá do São João do Baliza fossem prejudicadas”, concluiu.